Leia aqui dicas com perguntas e resposta de especialistas, para que seu automóvel não apresente problemas futuros.

1- Quando devo trocar o óleo do carro?
Resposta: Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta no Manual do Proprietário. Apesar dos atuais fabricantes de motores recomendarem períodos de troca cada vez mais maiores para os óleos lubrificantes aplicáveis, semprem devem ser adicionalmente considerados tanto o tipo de serviço ao qual é normalmente submetido o veículo e seu motor quanto as condições de manutenção deste motor.

2- Qual a diferença entre serviços severos e leves, termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca de óleo?
Resposta: Serviço severo é tipico dos carros que andam nos centros urbanos, com o anda e para no tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.

3- É verdade que o motor deve estar quente na hora de substituir o lubrificante?
Resposta: Sim, porque quando o óleo está quente, fica mais fino e fácil de escorrer.

4- Como devo escolher o lubrificante para o carro?
Resposta: Para saber qual o lubrificante correto para o veículo, consulte o "Manual do Proprietário" na parte de manutenção quanto à viscosidade (SAE) e ao desempenho (API) ou, então, verifique nas tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.

Ao efetuar qualquer serviço no seu automóvel, observe e exija:
- Conhecimento técnico
- Mão de obra especializada.
- Acompanhamento nos Serviços
- Clareza nas informações.